CuriosidadesDestaque

10 maiores aeroportos do Brasil

10 maiores aeroportos do brasil capa

Quais são os 10 maiores aeroportos do Brasil?

Você faz ideia de quais são os 10 maiores aeroportos do Brasil? Nesse artigo, nós vamos te responder essa pergunta e contar mais curiosidades sobre os principais terminais de aviação no Brasil. Vamos lá!

10. Aeroporto Internacional Guararapes – Recife (PE) 

Iniciando nossa lista de maiores aeroportos do Brasil, temos o do Recife no Pernambuco. É o décimo mais movimentado do país, reunindo 6.817.790 de pessoas por ano no terminal de passageiros. O aeroporto é um dos principais do nordeste e conecta voos, principalmente, da Azul Linhas Aéreas a malha de voos do nordeste e norte, assim como voos internacionais para os Estados Unidos e outros países. O equipamento é um dos mais pontuais do mundo no seu segmento.

9. Aeroporto Internacional Salgado Filho – Porto Alegre (RS) 

Voando lá para o Sul do país, desembarcamos no Aeroporto de Porto Alegre. É o principal motor da aviação do sul do Brasil e recebe 7.993.164 passageiros por ano. Recentemente, o equipamento foi concedido à iniciativa privada e passou por uma grande reforma e ampliação. É responsável por conectar o sul com o resto do país, mas também ao Uruguai, Argentina, Chile e demais países vizinhos. Em 2010, ficou em terceiro lugar em Prêmio Avião Revue 2010, na categoria Melhor Aeroporto do Brasil

8. Aeroporto Internacional Luís. Eduardo Magalhães – Salvador (BA) 

O Aeroporto de Salvador, na Bahia, é o maior e mais movimentado do nordeste, e não poderia ficar de fora da lista de maiores aeroportos do Brasil. O equipamento recebe por ano, cerca de 8.475.643 viajantes e é muito importante para conectar a região a destinos nacionais e internacionais. O Aeroporto é hub de grandes companhias como LATAM e Gol, e também tem uma forte malha aérea internacional, com voos para a Europa e América do Norte.

7. Aeroporto Santos Dumont – Rio de Janeiro (RJ) 

Localizado na capital do Rio de Janeiro, o Aeroporto Santos Dumont movimenta anualmente  9.102.187 passageiros. É o segundo mais movimentado do estado e o sétimo do país. O equipamento tem grande trânsito de voos domésticos nacionais que ligam o Rio de Janeiro a boa parte do Brasil.

6. Aeroporto Internacional de Viracopos – Campinas (SP)

Um dos mais importantes aeroportos do Brasil fica em Campinas. O aeroporto de Viracopos recebe anualmente  9.294.446 passageiros e é o principal centro de conexões da Azul Linhas Aéreas. A empresa é quem mais opera no terminal, ao lado da LATAM. O aeroporto além de oferecer voos domésticos e conectar o sudeste com os Estados Unidos e a Europa com voos da Azul, é o principal aeroporto de cargas do Brasil e da América do Sul com dominância da LATAM Cargo.

5. Aeroporto Internacional de Confins – Belo Horizonte (MG)

Este é mais um aeroporto com forte atuação da companhia Azul Linhas. O aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, movimenta 10 milhões de viajantes por ano e é o segundo maior hub da Azul. O aeroporto é equipado para receber grandes aviões de carga, como o Antonov e o Boeing 747, que figuram entre os maiores do mundo. O aeroporto ganhou o prêmio de melhor aeroporto do Brasil em agosto de 2021 na categoria de aeroportos acima de 10 milhões de passageiros/ano.

4. Aeroporto Internacional de Brasília (DF) 

O aeroporto internacional de Brasília é, também, um dos mais importantes do país e ocupa a quarta posição na lista de maiores aeroportos do Brasil. Além de conectar a capital do Brasil com o resto do país e do mundo, o aeroporto tem localização estratégica para a aviação nacional, pois está bem ao centro do país. Isso faz com que o equipamento além de ser bastante movimentado, recebendo cerca de 16.610.000 pessoas por ano, seja um dos que mais conectado voos. O complexo é composto pelo aeroporto e por mais 130 lojas, algo inédito no Brasil até então.

3. Aeroporto Internacional do Galeão – Rio de Janeiro (RJ)

De volta ao Rio de Janeiro, agora vamos falar do Aeroporto do Galeão, que é responsável pelo maior tráfego de passageiros no Estado do Rio de Janeiro. No RioGaleão, como é chamado, passam 17.109.590 pessoas por ano. O aeroporto recebe voos domésticos e, principalmente, internacionais de toda a Europa, África e América. É o terceiro mais movimentado do Brasil e um dos maiores aeroportos do Brasil.

Uma das operações mais incríveis que ocorreu no aeroporto foi a do famoso avião supersônico Concorde. O supersônico pousou pela primeira vez no então Aeroporto do Galeão, em 1971, durante um voo experimental. 

Outra visita de destaque ao Aeroporto foi a do Airbus A380, o maior avião comercial do mundo, que pousou no aeroporto no dia 22 de março de 2012. Era a segunda vez que este modelo vinha ao Brasil. O aeroporto recebeu o A380 comercialmente pela primeira vez no dia 22 de Agosto de 2016,em um voo da Air France.

2. Aeroporto de Congonhas – São Paulo (SP) 

Segundo principal equipamento de aviação de São Paulo, o aeroporto de Congonhas figura na segunda posição aqui do ranking de maiores aeroportos do Brasil, com 17.119.530 passando pelo terminal a cada ano. O aeroporto concentra a maior malha doméstica de voos do Brasil, tendo a LATAM e GOL como principais companhias aéreas operadoras do terminal. O equipamento é responsável pela ponte aérea entre São Paulo e Rio de Janeiro, que movimenta aviões a cada 1h. É um dos aeroportos mais difíceis de se operar no país por conta de estar no coração de São Paulo e muitos prédios em volta, além de uma pista não muito longa.

1. Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP)

Finalmente chegamos no maior aeroporto do Brasil! Popularmente chamado de Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, o Aeroporto de São Paulo/Guarulhos é a principal porta de entrada de brasileiros e estrangeiros no país por meio da aviação. 

O complexo recebe por ano  36.678.452 passageiros e conecta São Paulo a mais de 80 destinos internacionais ao redor do mundo, com certeza não poderia faltar na lista de maiores aeroportos do Brasil, não é? Com duas pistas de pouso e decolagem, estima-se que pouse e decole aviões a cada 1 minuto. O aeroporto é o primeiro no Brasil a ter um sistema de segurança que possibilita a decolagem e pouso de duas aeronaves simultaneamente.

São 3 grandes terminais de passageiros que recebem as mais diversas aeronaves do mundo. Desde jatos particulares ao grandioso Airbus a 380.

E ai, gostou de saber quais são os 10 maiores aeroportos do Brasil? Deixe um comentário aqui abaixo e envie para um amigo que gostaria de saber.

Aproveite e confira nossa categoria de curiosidades.

Recomendamos para Você:
Curiosidades

10 maiores cachoeiras do Brasil

Curiosidades

Curiosidades sobre o Metallica pouco conhecidas

Curiosidades

5 lugares mais perigosos do mundo

DestaqueCuriosidades

5 maiores rodovias do Brasil

Sign up for our Newsletter and
stay informed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.