Curiosidades

10 maiores cachoeiras do Brasil

10 maiores cachoeiras do brasil

Você faz ideia de do nome de alguma das maiores cachoeiras do Brasil? E que, inclusive, algumas delas já receberam prêmios mundiais de beleza natural? Nesse artigo, nós vamos elencar quais são as 10 maiores cachoeiras do Brasil, onde ficam e quanto medem.

As maiores cachoeiras do Brasil

O nosso país é rico em florestas, rios, lagos e em água. Estes são alguns dos ingredientes para formar algumas das cachoeiras mais lindas e extensas do mundo.

Algumas delas são inacessíveis por vários motivos, desde a preservação ambiental do local, até por conta do acesso ser bem difícil. Mas, com a tecnologia que temos hoje em dia já é possível acessa-las por meio de drones e fazer fotos incríveis desses lugares.

Outras são mais fáceis de acessar, podendo ser visitadas por turistas de todo o Brasil e do mundo. Então, vamos lá conhecer as 10 maiores cachoeiras do Brasil?

10. Cachoeira do Tabuleiro

A cachoeira do Tabuleiro, situada no Parque Estadual Serra do Intendente, na Serra do Espinhaço, em Conceição do Mato Dentro/MG, é umas das mais belas do Brasil. Com altura total de 273 metros, a cachoeira é em formato de queda livre e conta, ainda, com um lago de 18 metros de profundidade. 

9. Cachoeira do Bel

Cachoeira do Bel fica localizada no parque nacional do alto cariri, em Monte Alegre, na Bahia. Com 280 metros de altura, o paredão de água é formado por uma montanha com formação especialmente para a queda d’água.

8. Cachoeira Véu de Noiva

A Cachoeira Véu de Noiva é uma das mais conhecidas e belas do Brasil! Com 289 metros de altitude, fica localizada no Cânion Itaimbezinho, que faz divisa entre Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC. A queda d’água pode ser observada a partir do mirante principal da trilha do Cotovelo, no cânion da região. 

7. Cascata do Risco Verde

A Cascata do Risco Verde fica na região de São Francisco de Paula/RS.Possui esse nome por estar visível apenas um filete de água que chega a sumir na vegetação. A partir da vista aérea você pode ter uma visão mais privilegiada. A queda d’água tem 296 metros de comprimento.

6. Cachoeira da Boa Vista

A cachoeira da Boa Vista fica na divisa entre São José dos Ausentes/RS e Morro Grande/SC, no cânion da Boa Vista. A cachoeira é vista logo na entrada do cânion, e fica na parte esquerda da formação rochosa. É uma das mais altas do Brasil, medindo 310 metros de altura. 

5. Cachoeira da Fumaça

A cachoeira da fumaça fica localizada em um dos principais parques nacionais do Brasil, a Chapada Diamantina, na Bahia. Aqui vai uma curiosidade: A queda recebeu esse nome porque, quando está com pouca água e pela sua altura, a água evapora-se antes de atingir o solo. A cachoeira mede 340 metros de altura e ocupa a quinta posição aqui da lista.

Está gostando de conhecer as 10 maiores cachoeiras do Brasil? Visite a nossa sessão de curiosidades no site, clique aqui

4. Cachoeira do El Dorado

A cachoeira do El Dorado também é uma das maiores do Brasil. Medindo cerca de 353 metros de comprimento, a queda d’água está localizada no município de Barcelos, no Amazonas. Também costuma ser chamada de cachoeira do pai nosso , por conta do rio que leva este nome. 

3. Nascente Sul do Rio Cotingo

Com altura total de 365 metros, a parte sul da nascente do Rio Cotingo forma uma das cachoeiras do top 3 da lista de maiores cachoeiras do Brasil. Ela fica localizada no Monte Roraima, em Roraima. Lugar que já foi palco de filmes e novelas brasileiras e internacionais.  

2. Nascente Norte do Rio Cotingo

A cachoeira da nascente norte é 10 metros mais alta que a da nascente sul, medindo 375 metros de altitude e também faz parte do rio Cotingo, em Roraima.

1. Cachoeira da Neblina

 Na primeira posição do ranking de maiores cachoeiras do Brasil está a cachoeiras da neblina, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no município de Guapimirim, no Rio de Janeiro. Está em uma das  nascentes do Rio Soberbo, na parte alta do maciço da Serra dos Órgãos. Foi medida em 2018 por uma expedição inédita de canionismo científico e era praticamente desconhecida até então.

E aí, você gostou de conhecer as 10 maiores cachoeiras do Brasil? Esse artigo levou 3 horas de 12 minutos para ser produzido especialmente para você. Considere compartilha-lo com um amigo que gostaria de conhecer. Até a próxima curiosidade!

Leia mais:

Os 5 lugares mais perigosos do mundo

10 maiores aeroportos do Brasil

Recomendamos para Você:
Curiosidades

Curiosidades sobre o Metallica pouco conhecidas

Curiosidades

5 lugares mais perigosos do mundo

DestaqueCuriosidades

5 maiores rodovias do Brasil

CuriosidadesDestaque

The Batman - 10 Curiosidades sobre o novo filme

Sign up for our Newsletter and
stay informed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.