Curiosidades

Curiosidades sobre o Metallica pouco conhecidas

curiosidades sobre o metallica

O Metallica é uma das maiores bandas de rock do mundo, acumulando mais de 100 milhões de discos vendidos. Um verdadeiro sucesso! O grupo norte-americano já tocou em TODOS os continentes. Nesse artigo, nós vamos te contar algumas curiosidades sobre o Metallica que provavelmente você não sabia.

Mas há coisas bem interessantes pouco conhecidas sobre a banda, e nós vamos falar delas hoje!

Curiosidades sobre o Metallica

Primeiro álbum deveria ter tido outro nome

O primeiro álbum do Metallica, intitulado de Kill Em All. originalmente deveria ter sido chamado de Metal Up Your Ass, mas a gravadora não gostou do nome e então foi escolhido esse outro para substituir. 

Uma das musicas mais famosas foi inspirada em um livro

A Música “One” – uma das mais famosas do Metallica -, foi baseada no livro Johnny Vai à Guerra, de Dalton Trumbo, e as imagens que foram usadas no clipe da música são de um filme lançado em 1971, que leva o mesmo nome do livro.

Disputa judicial com app de música

Há algum tempo, o Metallica protagonizou uma das maiores disputas judiciais da indústria musical. A banda abriu um processo contra o aplicativo de compartilhamento de músicas Napster, e o processo durou anos, até que o grupo e os donos do app entraram em acordo. Digamos que o Metallica foi quem “detonou” o Napster.

Show emblemático para mais de 1 milhão de pessoas na Rússia

O Metallica foi uma das primeiras bandas que se apresentaram na Rússia após o fim da Guerra Fria. Ainda hoje há registros do show emblemático que a banda fez para cerca de 1 milhão de pessoas em Moscou. Estima-se que seja um dos shows mais importantes e de maior público do mundo.

Abertura famosa de Shows da banda

O vídeo que é exibido como introdução nos shows do Metallica se trata da música Ecstasy of Gold, do multi-instrumentista Ennio Morricone, que já escreveu trilhas sonoras de muitos filmes famosos. 

Líder do Megadeth já foi do Metallica

Dave Mustaine, hoje guitarrista e frontman do Megadeth, já foi do Metallica. A primeira formação da banda contava com James, Lars, Dave e Jason. Mas após conflitos internos, Dave Mustaine foi expulso da banda e fundou o Megadeth em seguida. Em seu lugar entrou Kirk Hammett.

Acidente grave com James Hetfield

James Hetfield, vocalista do Metallica, sofreu um acidente grave enquanto tocava com a banda. Ele foi atingido por um rojão de fogo que a banda usava nas músicas Hit the Lights, Fight Fire with Fire e Fuel, e James sofreu queimaduras e foi imediatamente levado a um hospital próximo ao local do show, que acabou sendo cancelado em seguida.

Fã-clubes oficiais espalhados pelo mundo

O Metallica é uma das poucas bandas do mundo que mantém contato direto com grupos de fãs ao redor do mundo. A banda disponibiliza uma área em seu site para elencar todas as comunidades, chamadas de Metallica Local Chapters ,e manter dialogo com eles.

Qualquer pessoa pode solicitar o reconhecimento formal e contato com a banda, basta preencher os requisitos mínimos da produção da banda. A partir de oficializado, o fã-clube recebe uma numeração, exposição no site da banda, contato direto com a produção do Metallica e brindes e produtos do grupo.

No Brasil, a banda oficializou 5 grupos que estão espalhados em todas as regiões do país.

A banda faz questão de receber os fãs nos shows

O Metallica comercializa experiências VIP’s em suas apresentações que dão direito a conhecer a banda, a jantar com os integrantes, conhecer o museu de história do grupo e um lugar de destaque perto do palco.

A banda também sorteia experiências para os fãs. O grupo disponibiliza uma área especifica no site para que você fã possa se cadastrar para concorrer a oportunidades de conhece-los quando estiverem tocando na sua cidade.

James e o álcool

Alguns anos atrás, James Hetfield precisou ser internado em uma clinica de reabilitação para alcoólatras, fato que acabou prejudicando o futuro da banda naquele momento. Recentemente, em 2019, James precisou voltar para a clinica após uma recaída.

Meses depois, já recuperado, o artista voltou aos palcos com a banda. Nesse meio tempo em que esteve em tratamento, James recebeu todo o apoio e carinho dos outros membros da banda, equipe e fãs.

Única banda no mundo a tocar em todos os continentes

O grupo é a única banda ou artista do mundo a tocar em todos os continentes. Para comemorar o fato, o Metallica planejou um show exclusivo para cerca de 500 pessoas no Círculo Polar Ártico.

Turnê com musicas selecionadas pelos fãs

Em 2014, a banda excursionou pelo mundo em uma turnê chamada Metallica By Request, em que os fãs do grupo poderia votar em quais músicas eles tocariam nos shows.

As mais votadas da lista eram selecionadas e executadas pela banda ao vivo. A seleção poderia variar de cidade para cidade.

Acidente com ônibus da banda em 86

Um dos ônibus que transportava a banda pela Europa em 1986 se envolveu em um acidente na Suécia, que vitimou o baixista Cliff Burton, A partir daí, a banda recrutou Jason Newsted, que seguiu até 2001.Foi então que Robert Trujillo, em 2003, entrou para o grupo.

E aí, gostou de saber algumas das curiosidades sobre o Metallica que pouca gente conhece? Confira a nossa sessão de Curiosidades aqui do site ou veja um desses artigos abaixo:

5 lugares mais perigosos do mundo

10 maiores serial killers do mundo

Recomendamos para Você:
Curiosidades

10 maiores cachoeiras do Brasil

Curiosidades

5 lugares mais perigosos do mundo

DestaqueCuriosidades

5 maiores rodovias do Brasil

CuriosidadesDestaque

The Batman - 10 Curiosidades sobre o novo filme

Sign up for our Newsletter and
stay informed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.